domingo, 1 de novembro de 2009

Projecto


"2.1 - Origem e significado(s) de "projecto"
O termo "projecto" tem várias conotações e é usado em sentidos diferentes. Por vezes, associamo-lo a um propósito, uma intenção ou mesmo um desígnio. Noutras situações, conotamo-lo com um esquema, um plano ou um programa. Em geral, os dois aspectos estão presentes, em maior ou menor grau e de modo mais ou menos explícito, naquilo a que chamamos um projecto.
2.2 - O projecto como conceito educativo
O conceito de projecto não é novo na literatura educacional. É geralmente aceite que ele tem a sua origem no movimento de educação progressista do início do século nos Estados Unidos da América (...) A escola deve representar vida presente - tão real e vital para a criança como aquela que ela vive em casa, no bairro ou no pátio" .O termo "projecto" surge como designação possível de um conceito que procura unificar vários aspectos importantes do processo de aprendizagem: a acção realizada com empenhamento pessoal; a intencionalidade dessa acção; e a sua inserção num contexto social. Deste modo, Kilpatrick define projecto como sendo "actividade intencional feita com todo o coração e desenvolvendo-se num contexto social".
2.3 - Características do projecto
O conceito de projecto pode ser definido, e tem sido definido, de várias maneiras. Porém, há um conjunto de características fundamentais que lhe estão quase sempre associadas:
Um projecto é uma actividade intencional. A sua realização pressupõe um objectivo (...) e está associada a um produto final que pode assumir formas muito variadas mas procura responder ao objectivo inicial e reflecte o trabalho realizado.
Um projecto pressupõe uma margem considerável de iniciativa e de autonomia daqueles que o realizam (...)
A autenticidade é outra característica fundamental de um projecto. Aquilo que se pretende fazer constitui um problema genuíno para quem o faz e envolve alguma originalidade. Não chamamos projecto à mera reprodução de um trabalho já feito por outros ou a um trabalho de natureza livresca.
Um projecto envolve complexidade e incerteza. São as tarefas complexas e problemáticas que precisam de ser "projectadas". (...)
Um projecto tem um carácter prolongado e faseado. (...)percorre várias fases desde a formulação do objectivo central até à apresentação dos resultados passando pelo planeamento e execução.
Um projecto não é apenas uma intenção ou um objectivo mas também não se pode reduzir a uma metodologia. Num projecto, estes dois aspectos surgem em simultâneo e influenciam-se mutuamente. Talvez aquilo que mais fortemente distingue o projecto de outras perspectivas de trabalho é a integração de concepção e execução ou, por outras palavras, o facto de não haver separação entre os que pensam e os que fazem.
Parâmetros que inerentes ao projecto:
- a "negociação", estimulando a motivação e a imaginação de todos os interessados, permitindo-lhes apropriar-se da situação na qual são actores- os objectivos, formulados e negociados, devem ser realizáveis. Um projecto não é a mera declaração de boas intenções, a sua função é concretizar e realizar as intenções. Por esta razão, é imprescindível ter em conta o tempo, os meios possíveis de concretização e os obstáculos a ultrapassar. Além disso, é importante ainda pensar qual é o horizonte temporal do projecto adequado à situação.
(...)
2.5 - A concluir
Conceber e realizar um projecto não é certamente uma tarefa fácil, implicando esforço e envolvimento pessoal, bem como ser capaz de gerir a complexidade das situações que vão surgindo. O projecto está associado, como diz Boutinet, a uma "pedagogia da incerteza". Mas, pelo seu enorme potencial, constitui um desafio que pode ser muito estimulante para os professores que estão dispostos a assumir um papel activo na resolução dos problemas novos que hoje enfrentamos nas nossas escolas e simultaneamente no processo do seu próprio desenvolvimento como profissionais.
in "projectos educativos Matemática Ensino Secundário", Ponte, João Pedro e outros, DES, Lisboa, 1998, pp9-22. "

fonte: http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/aula/proj/oquee.htm

Fomos confrontados na última aula, com a questão "Projecto". Ao que parece, nem toda a gente concebe a palavra com o mesmo significado. Ao que parece também, nesta escola, para um projecto poder ter valor tem de apresentar uma maqueta e um poster. Talvêz estes critérios não sejam tendenciosos, mas sim limitadores. Diria até redutores. O nosso grupo considera que um projecto tem mais valor quanto mais pacível de ser concretizado for. Assim, presámos a originalidade e decidimos não fazer o que a maioria faz, a projecção de uma obra arquitectónica, principalmente porque todos sabemos que essas inovadoras criações nunca serão realizadas. Queremos algo que realmente faça de Odivelas uma cidade melhor, queremos dar o nosso contributo. Daí pretendermos divulgar o património, não só pela escola com cartazes e com o blogue, mas também pela comunidade com o nosso roteiro. E este projecto faz-nos crescer, faz-nos arranjar patrocínios, faz-nos conceber toda a imagem do roteiro e dos placards, faz-nos visitar a cidade e recolher toda a informação pretendida. Não queremos ficar numa sala a montar uma maqueta para a qual nem sequer temos formação para elaborar, sabendo ainda, que não terá nenhum fim alcançável. Somos de línguas e humanidades, optámos pela história e a geografia, por exemplo, em detrimento da biologia, geometria, matemática, etc. queremos verdadeiramente trabalhar o turismo, a valorização e divulgação do património nestes parâmetros e não como os que nos impôem. Assim sim, A.P. contribuirá verdadeiramente para a nossa formação, porque de certeza de que nenhum de nós será engenheiro ou arquitecto, seremos historiadores, guias turísticos, jornalistas, publicitários, tradutores ou outros profissionais quaisquer neste âmbito disso mesmo, línguas e humanidades. Queremos ter um projecto real, e o nosso projecto será real. Levaremos a nossa avante, se nos é imposta uma maqueta e um poster, a gente falos-á, mas não serão, de todo, a peça principal do nosso trabalho, serão acessórios, e com a grandeza do nosso projecto principal provaremos que não é necessária maqueta, poster, relatório com mínimo de "não sei quantas" páginas para se ter um bom projecto, o importante é fazê-lo bem!

2 comentários:

SeaScience disse...

Vocês é que arrasaram com isto ;)

Bem dito!

Carla disse...

Pfff devem pensar que só porque têm um blog flofy poffy já sao gente :P

Força aí parceiros (: